Se você ficou confuso com o título do livro, essa postagem é pra você. Não ficou? Tudo bem, leia mesmo assim pra eu te explicar minha visão, aí a gente vê se bate com o seu entendimento.
Qual o maior medo da humanidade?
Não se sabe. São opiniões divididas. Você pode pesquisar o quanto quiser, cada pesquisador, universidade, cientista, psicólogo ou quem for que estudar isso, lhe dará uma resposta diferente. Isso porque somos criaturas complexas e não se pode definir o ser humano de uma forma tão simplória. Não cabe no mesmo quadrado comparar o meu medo com o seu, porque somos universos diferentes, criados e educados em situações diferentes, com influências e vivências distintas. O medo de abelhas do fulano não é igual ao meu asco por sapos, tampouco menos importante do medo de aranhas de beltrano ou o medo de morrer de ciclano. Somos criaturas emocionais. É um fato. E temos medo.
Atrevo-me a dizer, ainda, que certas respostas se tornam mais comuns. Medo de morrer, de ficar sozinho, de viver em situação precária… e do desconhecido. Note que não falo do medo do escuro. Isso porque o desavisado entenderia como medo de dormir no breu, ou de ficar em um cômodo com as luzes apagadas – o que pode não estar totalmente incorreto, mas é equivocado. O sentido que dou à Escuridão, no livro, é muito mais amplo e complexo do que isso.
Sem dar um spoiler das descobertas do Amun (protagonista), acho que consigo ir um pouco mais além nesse contexto, então continue comigo no raciocínio. O que dizemos às pessoas quando pedimos um maior esclarecimento? Opa, já embuti a resposta na pergunta sem querer. EsCLAREcimento. Esclarecer, segundo o dicionário Priberam:
1. Dar ou comunicar luz ou claridade a.
2. Iluminar.
3. Tornar claro (o obscuro ou duvidoso).
4. Tornar claro ou compreensível. = EXPLICAR, ELUCIDAR
5. Ilustrar.
“esclarecer”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/esclarecer [consultado em 21-11-2021].
ILUMINAR. Em nossa própria comunicação já temos intrínseco que a luz traz entendimento, enquanto a falta dela traz o mistério, a dúvida, o desconhecido. Note, ainda, que sempre que me refiro à Escuridão, coloco sua grafia em letra maiúscula no começo da palavra. Propositalmente, personifico como algo ainda mais misterioso, uma entidade, basicamente, e… é até aí que posso chegar sem spoilerzar.
Tá curioso? Bora matar essa curiosidade e dar uma olhada no livro:
Obrigado por ler até aqui! Comente ae o que achou, e compartilhe a postagem com sua galera! Quem você conhece que gosta de anjos e batalhas épicas? Beijo no coração!
Adorei o Livro, ele é maravilhoso, entramos na história como se estivéssemos dentro dele como um dos personagens. Escritor maravilhoso também, já quero mais !!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que sensacional, Milo! Parabéns! Adorei o seu cantinho. Já adicionei o seu site lá no meu artigo de “lista de blogs para seguir”.
Agora é só sucesso!
Até!
CurtirCurtido por 1 pessoa
…e para quem não viu sua postagem ainda, segue: https://nsmoraes.com.br/projeto-lista-de-blogs-literarios/
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] mais de um parágrafo). Se você quiser saber mais sobre a criação de Escuridão Eterna, clique nesse link que ele te leva para uma postagem sobre meu primeiro livro. O contexto aqui é te familiarizar com […]
CurtirCurtir